Tenha uma noite inesquecível 😈

Ganhe Frete Grátis. Veja as condições!

Clique Aqui e Veja As Novidades Sexshop

Brinde em toda compra

Chame No Whatsapp. (61) 98210.2210

maõs e braços de casal se acarinhando sobre lençois brancos
Dicas De Sexo

Intimidade e Sexo: Existe Diferença?

 

Relacionar-se faz parte da existência humana. Viver um relacionamento íntimo é um sonho e desejo de muita gente. Mas será que intimidade e sexo são diferentes?

Se por um lado, é comum pensar em intimidade como sinônimo de sexo, a razão para essa interpretação é pelo fato do termo intimidade aparecer, quase sempre, em contextos sexuais

Com outro olhar, é possível observar um pouco melhor itimidade e sexo, a partir das diferenças que os separam.

E qual o objetivo de saber se intimidade corresponde a sexo?

Se existe um equívoco ao acreditar que intimidade e sexo são sinônimos, o casal pode deixar de desfrutar de uma conexão emocional ou sexual.

Então, vamos acalorar esse post com as seguinte perguntas:

Você sabia que muitos casais fazem sexo mas não compartilham intimidade? Outros são íntimos mas não fazem sexo?. E outros, ainda, conseguem combinar sexo com intimidade?

Vamos explicar!

 

O que é intimidade?

Intimidade está no campo da privacidade das pessoas. Entendida frequentemente apenas como o relacionamento sexual, a intimidade tem outros aspectos, além do sexo.

E são os aspectos da intimidade que reforçam a importância dos relacionamentos íntimos para a experiência humana, elevando-a para além do sexo.

Será, então, que intimidade e sexo são diferentes? É possível ter intimidade sem sexo ou vice-vera? Ou uma coisa leva a outra? 

 

"A intimidade é um processo pelo qual nos sentimos verdadeiramente vistos, conhecidos e conectados ao nosso parceiro"

(Jennifer Kogan - professora de Medicina no Hospital da Universidade da Pennsylvania)

Intimidade diz respeito ao afeto!

Muita gente acredita que por que o sexo é bom, existe intimidade. No entanto, não é assim que funciona.

A intimidade é um processo de construção ao longo do tempo, quando há uma relação próxima, profunda de verdadeira. (Valentina Devi Buddhi - Psicóloga Clínica)

Existe muita polêmica a respeito da função do sexo e da intimidade dentro e fora dos relacionamentos. 

Considerando que os parceiros podem ter idéias diferentes sobre sexo, não é fácil chegar a uma conclusão. 

Mas, é possível identificar algumas diferenças entre intimidade e sexo. A principal delas é que sexo é apenas um aspecto da intimidade.

Os terapeutas de relacionamentos nos ajudam a entender melhor essa questão. Compreenda como a intimidade é mais abrangente do que imaginamos.

TIPOS DE INTIMIDADE

Intimidade física

A intimidade física refere-se à forma como as pessoas percebem a fala, o olhar e outros detalhes físicos que as fazem se comunicar com quem esteja a seu redor. Na maioria das vezes, existe a chance de atração por alguém do sexo oposto ou não.

É a partir dessa percepção que se escolhe com quem compartilhar intimidade física. Assim também acontece com a escolha de amigos - a maioria é escolhida por pessoas que vêem no(a) outro(a) algo de que goste e talvez queira se aproximar.

Intimidade estética

Acontece quando as pessoas se surpreendem com a quantidade de afinidades que têm. A intimidade vai aumentando à medida que conhecem os gostos em comum. Parceiros são esteticamente compatíveis quando suas preferências em música, teatro e móveis/decoração são parecidas.

Intimidade Recreativa

Nesse tipo de intimidade, há um investimento de tempo do casal ou dos amigos para se distraírem juntos - idas ao cinema, teatro, shoppings, lojas, supermercados, academias, viagens etc.

Intimidade intelectual

É quando o casal compartilha coisas que adora fazer junto relacionadas ao intelectual: livros, leituras, poemas, músicas, filmes, pesquisas, pensamentos, lugares, atividades com as quais se importam.

Intimidade sexual

São muitos casais que não passam pelos outros tipos de intimidade.

Embora haja o interesse apenas pelo sexo por si só, a intimidade sexual se estabelece quando:


1- se está aberto(a) à exposição - sexo com as luzes acesas, por exemplo;


2- se conhece alguns dos sonhos, gostos e preferências do(a) parceiro(a) no que se refere ao sexo;

3 - se mostra as vulnerabilidades, inseguranças, receios - exemplo disso é que com a intimidade, fica mais fácil entender que não é necessário fingir orgasmo. O casal conversa.

Intimidade emocional

Acontece quando o casal se dispõe a falar sobre seus sentimentos e pensamentos. Essa é uma intimidade profunda e requer um nível de transparência e abertura maior. É conexão!


Casais com esse envolvimento estão em conexão emocional e se dispõem a compartilhar, intimamente, mais do que sexo.

Expressam suas alegrias, vitórias, sonhos, mas, também seus piores fracassos e erros, seus momentos mais difíceis, seus sentimentos de frustração. Essa forma de se revelar e falar de maneira tão sincera e direta é a essência da intimidade.

Seria a essência da intimidade o segredo dos relacionamento duradouros? Esse é um tema para os próximos posts. Continue acompanhando os artigos da Só Prazer e Cia!

Intimidade no sexo

O pesquisador Brene Brown afirma que não existe intimidade sem vulnerabilidade. Isso significa que a intimidade envolve ser aberto, honesto. Expor o eu interior parece assustador, desconfortável, para muitas pessoas, não é verdade? Significa abaixar a guarda emocional. Mas, à medida que a confiança vai se estabelecendo a intimidade aumenta.

Eróticos podem aumentar a intimidade?

Para quem está em um relacionamento e deseja aumentar o prazer e a intimidade, uma opção a ser considerada é experimentar acessórios eróticos em conjunto. 

Utilizar um produto de sexshop, em hipótese alguma, significa que o casal não tem intimidade.

Ao contrário, é a intimidade ou o desejo de aumentá-la que leva os casais a procurarem os eróticos.

Isso porque estão mais receptivos a novas descobertas. Até a escolha e a compra, juntos, de um erótico pode contar como preliminares, sabia? Convide seu(sua) parceiro(a) para navegarem juntos no site da sexshop Só Prazer e Cia.

Antes da escolha ou aquisição de sextoy ou gel com o objetivo de aumentar a intimidade, o diálogo deve acontecer.

A conversa, como vimos, é das chaves para acessr a intimidade. É pela conversa aberta, sincera que o casal pode expor seus temores, expectativas no sexo.

Os eróticos para uso em casal são fonte, por si, de espaço para dialogar sobre desejo, emoção, fantasia e muito mais.

Agora que você aumentou um pouco mais o conhecimento sobre intimidade e a relação com o sexo, resta uma pergunta: Sexo, mesmo que de excelente qualidade, é sinal de intimidade entre o casal? O que você acha?

Deixe seu comentário neste post. Se gostou, compartilhe com amigos(as). Siga-nos também no instagram @soprazerecia

Descubra também como não se enganar com demonstração de intimidade em relacionamentos tóxicos. Clique para ler:

Golpes Do Tinder

Relacionamento Narcisista

 

Sobre a Só Prazer e Cia

A Só Prazer e Cia defende há mais de uma década a utilização de toys como rotina de autocuidado e prazer. Temos contribuído para normalizar o uso de sextoys. 

Visite nossa loja: https://soprazerecia.com.br/

 

 

Comentários (0)

Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar!

Fazer um comentário